sexta-feira, 17 de julho de 2009

Homofobia. "Somos todos iguais -Pela Igualdade de Direitos".


Recebi este texto de Dani Garcia, falando sobre o fato da OAB apoiar eventos contra a homofobia em mato grosso.Acho que todos nós devemos refletir sobre isto e entrar de cabeça neste movimento contra o preconceito.

"A Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso anunciou seu apoio a 7ª Parada da Diversidade Sexual de Mato Grosso, programada para o próximo dia 25. Segundo a presidente da Comissão, advogada Danielle Garcia, o evento tem como finalidade abrir o debate no Estado sobre a “Homofobia”, termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade. A Parada tem como tema “Somos Todos Iguais – Pela Igualdade dos Direitos!”.

Segundo Danielle Garcia, a Homofobia pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra homossexuais. Ela considera que o momento é de estar discutindo as dezenas de direitos constitucionais que são negados à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – como a união civil, a adoção, o usufruto, a dependência e a herança – além de uma campanha pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 122/06, que entrará em votação no Senado até o início do próximo semestre.

“Se aprovado e, posteriormente, sancionado pela Presidência da República, qualquer ato discriminatório de origem homofóbica será passível de condenação penal em todo o território nacional. Esta conquista certamente iniciará o processo de viabilização da cidadania plena a todos e todas LGBT brasileiros e brasileiras” – frisou.

Tradicionalmente a Parada sempre foi na sexta-feira. Porém, este ano será no sábado. A concentração está programada para ter início às 14 horas, na Praça Ipiranga, região central de Cuiabá. A Comissão Organizadora avalia que a Parada já ganhou força suficiente para ser realizada no sábado á tarde, o que possibilitará a participação do público, principalmente dos chamados “simpatizantes” da causa, que estão de folga do trabalho. Outra parcela a ser beneficiada é a comunidade LGBT de diversas cidades de Mato Grosso que terão mais chances de saírem do interior sem ter que faltar o trabalho, para ajudar a garantir o brilho e a alegria nas ruas por onde o movimento passar.

Danielle considera que o evento é importante para firmação dos propósitos do movimento e participação de todos que desejam uma sociedade em que os direitos e as opções sejam respeitadas. "

Programaçao relacionada à Parada Gay.

Além da Parada, no dia 25, há outros eventos relacionados ao tema de fundamentais importância.

* o seminário “Construindo Políticas para LGBT”, que acontece no próximo dia 23, na Secretaria Municipal de Cultura, entre 13 e 19 horas;

*“Mostra de Cinema LGBT”, no dia 24, MP Cine Teatro de Cuiabá, a partir das 19 horas – com entrada franca.

*Também no dia 24, após a mostra de filmes, acontece a solenidade do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade.

*No dia 25, antecedendo a Parada da Diversidade em Cuiabá, acontecerá a Feira da Diversidade, entre às 8 e às 12 horas, na Praça Ipiranga.

*Dia 25 a Parada começa as 14 horas na Praça Ipiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário