sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

São Gonçalo do Amarante: o amigo das mulheres.

Fotos: Rai Reis.
Escultura :Artesões Ceramistas do São Gonçalo Beira Rio.


 São Gonçalo do Amarante, viveu e morreu durante o século XII d. C. em Douro, Portugal.  Era um homem comum. Em toda sua vida dedicou-se a fazer o bem e transmitir o amor a Deus e a paz espiritual ao homem. Nas suas peregrinações, levava consigo uma viola de cordas, invocava o povo através de suas melodias, tocadas nas rodas de danças formadas ao ar livre, por moças e rapazes. . Existem muitas lendas a respeito do santo protetor das mulheres e dos casais apaixonados. Contam que ele transmite tranqüilidade e alegria a todos. Protege sempre os que amam. Ajuda as pessoas a encontrar a pessoa certa para amar e ser feliz por toda a vida. Para alguns, São Gonçalo possui poderes sobrenaturais contra o mal e contra as adiversidades. Tanto no Brasil como em Portugal as procissões a São Gonçalo são acompanhadas por rapazes e moças que desejam casar, carregando velas acesas, durante todo o percurso. Se a vela não apagar até o final da procissão, é certeza casar-se no mesmo ano.
Para converter as prostitutas, ele se vestia de mulher, tocava viola e dançava alegremente.
 O santo zelava pela virtuosidade das mulheres; organizava, para elas, danças nos dias de sábado até se cansarem. Ele entendia que as mulheres que participassem dessas danças aos sábados não cairiam em tentação no domingo. Quando vigário de São Paio de Vizela, fez vários casamentos de mulheres que perderam a virgindade.A dança inventada por ele continuou sendo realizada por diversos grupos que além de festejar o santo, pagam promessas feitas a ele.Como é o caso dos nossos dançarinos de Siriri e Cururu.
A devoção do povo de Cuiabá ao santo português São Gonçalo do Amarante remonta aos princípios da fundação da cidade.Na dança de São Gonçalo os cururueiros representam o santo violeiros carregando uma viola de cocho.
Após sua morte, passou a ser protetor dos violeiros, remédio contra as enchentes, além de casamenteiro.

Foto: Rai Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário