domingo, 18 de outubro de 2009

Divindades

Relicário de Buda
Relicário de Shiva

Relicário de Nossa Sra. De Fátima

Todas as culturas e grandes religiões possuem divindades com atributos femininos e espirituais equivalentes ao de Nossa Senhora para os cristãos.A figura da Virgem Maria estimula a sensação de calma e de paz. No antigo Egito ,Isís a deusa da fertilidade segundo a mitologia ,fertilizava a várzea do Nilo ao chorar a morte do marido,Osíris o deus do sol. A deusa Parvati, esposa de Shiva,mostrava-se esposa devota,simbolizando a natureza fértil,mas também exibia sua face guerreira sob a forma da deusa Durga e Kali. Em todas a suas manifestações é cultuada como a mãe divina.
Os chineses personificaram a força da mãe universal em Kwan Yin,deusa da compaixão e da misericórdia.Protetora dos lares das crianças e das mulheres em trabalho de parto, ela é também a divindade da alegria,da fortuna e da prosperidade,venerada tanto no budismo quanto no taoísmo.No budismo tibetano e representada como Tara, considerada mãe de todos os aspirantes à iluminação.
Todas elas nos lembram que nós seres humanos femininos ou masculinos temos que cuidar de nós mesmos,dos filhos, dos pais,da comunidade da alimentação,da educação,da cidade do país ,do planeta.
Todas esta forças divinas nos lembram a condição maternal, a capacidade de doação de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário