quarta-feira, 28 de abril de 2010

O presente é uma dádiva.

O ontem é história ;o amanhã um mistério diz o ditado popular.Porém devemos prestar mais atenção ao presente.O hoje é uma dádiva e por isso o chamamos de presente.
O mestre espiritual Eckhart Tolle diz em seu livro O poder do Agora,"quem vive no passado ou no futuro corre o risco de não reconhecer a beleza e o milagre da vida que têm lugar à sua volta no momento presente."Ele nos sugere uma pergunta para entender se estamos vivendo ou não no momento presente:"Há alegria bem estar e leveza naquilo que estou fazendo?Se a resposta for negativa e sinal que nossa mente anda perdida em diálogos internos.Geralmente questionando passado e futuro.

Foto: Rai Reis

sábado, 17 de abril de 2010

Sombras





Fotos :Rai Reis

Belas e atentas as fotos do Rai.Sombras caladas transformadas em fotos poéticas e sensíveis,nos lembrando que a arte também está no que olhamos com atenção e despretensão.


"“Creio na luz ,e a luz tem de ser a que me serve , a que minha imaginação requer. Minha luz não será nunca a que o Sol pode me dar. (Federico Fellini)"

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nossa Padroeira.




Relicário de Nossa Senhora Aparecida.

Ateliê Bendito Santo -fone 65.33213338.


Nossa Senhora Aparecida


A Pescaria Milagrosa
A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.



Coroa de Ouro e o Manto Azul
Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 08 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.
A Rainha e Padroeira do Brasil


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

sábado, 10 de abril de 2010

A arte de fuxicar.



Bandeja de Fuxico a venda no Ateliê Bendito Santo.


Nas pequenas cidades do Brasil, as mulheres costumavam se reunir para costurar e enquanto isso conversavam sobre a vida, "fuxicando", fofocando. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a técnica não é genuinamente nacional e tem origem desconhecida. Acredita-se que chegou ao país trazida pelos portugueses e espanhóis no século 19, e suas manifestações mais fortes podem ser vistas em estados como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Curiosamente, o fuxico também pode ser encontrado em países como o Tibete, o Vietnã e a África do Sul em formatos variados, mas com o mesmo fundamento das trouxinhas costuradas. Versátil, ele pode ser peça de decoração ou de moda, é um artesanato altamente delicado. Quem estiver disposto a aprender a técnica deve gostar de trabalhos manuais e ter habilidade, cuidado e estar atento às minúcias.A técnica é sucesso no mudo inteiro.Os estilistas Carlos Miele e Jean Paul Gaultier usaram fuxicos em suas coleções passadas.Vestidos lindos, que fizeram grande sucesso.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Parabéns Cuiabá !!!


Fotos: Rai Reis.
-grosa de guaraná relando
as remelas do de-manhã-cedinho, e
seu sendo, na crequência pardacenta
dos muros barreados de pedra-canga...


Silva Freire - Trilogia Cuiabana.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Santa Rita

Relicário de Santa Rita - (a venda no ateliê Bendito Santo.)

Filha única, foi mãe, viúva,e religiosa.Sua vida começou em tempo de guerras, terremotos, conquistas e rebeliões.Ela queria ser religiosa durante toda sua vida, mas seus pais, avançados em idade, escolheram para ela um esposo, Paolo Ferdinando, o que não foi uma decisão muito sábia. Mas Rita obedeceu. Os católicos creem que quis Deus assim dar-nos nela o exemplo de uma admirável esposa, cheia de virtude, ainda nas mais difíceis circunstâncias.Depois do matrimônio, seu esposo demonstrou ser bebedor, mulherengo e abusador. Ela padeceu no longo período de dezoito anos que viveu com seu esposo. Muitas vezes bebeu o "cálice da amargura" até a última gota, incontáveis foram os atos de paciência e resignação que praticou, as lágrimas ardentes que derramou. Injuriada sem motivo, não tinha uma palavra de ressentimento; espancada, não se queixava e era tão obediente que nem à igreja ia sem a permissão de seu brutal marido.A mansidão, a docilidade e a prudência da esposa, porém, suavizaram aquela rude impetuosidade, conseguindo transformar em manso cordeiro aquele leão furioso.
Muitos foram os milagres de Santa Rita.Ao estar sozinha, não se deixou vencer pela tristeza e pelo sofrimento. Santa Rita quis entrar no convento com as irmãs agostinianas, mas não era fácil conseguir. Não queriam uma mulher que havia estado casada. A morte violenta de seu esposo deixou uma sombra de dúvida. Ela se voltou de novo a Jesus em oração. Ocorreu então o que se crê como um milagre.
Uma noite, enquanto Rita dormia profundamente, ouviu que a chamavam: "Rita, Rita, Rita!" Isso ocorreu três vezes, na terceira vez Rita abriu a porta e ali estavam Santo Agostinho, São Nicolau de Tolentino e São João Batista, de qual ela havia sido devota desde muito menina.
Eles lhe pediram que os seguissem. Depois de correr pelas ruas de Roccaporena, no pico de Scoglio, onde Rita sempre ia orar, sentiu que a levantaram no ar e a empurravam suavemente. Encontrou-se acima do monastério de Santa Maria Madalena em Cássia. Então caiu em êxtase. Quando saiu do êxtase, encontrou-se dentro do monastério, embora todas as portas estivessem trancadas. Ante aquele milagre, as monjas agostinianas não lhe puderam negar entrada.
Finalmente aceita na ordem, consta que ali teria plantado uma roseira (ainda existente), que todos os anos dá flores em pleno inverno. É admitida e faz a profissão nesse mesmo ano de 1417, e ali passa quarenta anos de consagração a Deus.